Sobest realiza XVI Semana Nacional de Estomaterapia

Sobest realiza XVI Semana Nacional de Estomaterapia

Evento contará com atividades em diversas cidades

A Sobest realiza entre os dias 25 e 31 de outubro a XVI Semana Nacional de Estomaterapia. Diversos eventos vão integrar as atividades realizadas por universidades, entidades hospitalares e Seções da Associação Brasileira de Estomaterapia em vários estados. A programação completa estará disponível no site da Sobest (www.sobest.org.br)

A data homenageia duas figuras fundamentais para a Estomaterapia no mundo e no Brasil: 25 de outubro é a data da morte de Norma N. Gill – a primeira estomaterapeuta mundial – e, no dia 31 de outubro, é o aniversário da Profa. Dra Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos, precursora da Especialidade aqui no país.

A presidente da Sobest, Profa Dra Angela Boccara, ressalta a importância da Semana para a divulgação da Estomaterapia e suas áreas de abrangência, bem como a relevância do cuidado especializado. “Buscamos desenvolver atividades científicas em todas as regiões onde existem estomaterapeutas no Brasil, em especial nas áreas das nossas seccionais”, diz Angela.

A Semana foi criado na gestão da Dra. Beatriz Yamada (presidente da Sobest entre 2002 e 2008). “O objetivo era promover a Estomaterapia pelo país. Foi uma iniciativa muito importante na época, porque tanto a Especialidade quando a Sobest ainda eram pouco conhecidas pelos profissionais da área”, afirma Beatriz. A proposta inicial era que cada evento tivesse um tema para fomentar as atividades e debates. Na época, foi até criada uma logomarca própria, pelo artista Luis Carlos Rufo.

Assim a Estomaterapia pôde se apresentar nas regiões do Brasil com mais força, de uma forma estruturada, numa estratégia de divulgação e estímulo da produção científica que incluiu, entre outras medidas, a criação da Revista Estima. “No início, nos anos de Congresso, tentávamos fazer com que  a Semana fizesse parte da programação. Nos anos em que não realizávamos os eventos nacionais, promovíamos jornadas e outras atividades em parceria com instituições”, ressalta Beatriz Yamada.

Para a Profa. Dra Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos, a criação da Semana Nacional de Estomaterapia é um marco importantíssimo para a Especialidade no Brasil. “A partir dela houve o aumento da visibilidade da Estomaterapia. É uma celebração que estimula a organização de eventos regionais, da divulgação do trabalho dos estomaterapeutas”. Vera lembra que, na mesma época, houve o lançamento do Encontro Nacional de Pesquisa, para estimular a produção científica nacional.

“É importante reconhecer e conhecer essa história. Esperamos que instituições, cursos, hospitais, grupos de pesquisa celebrem a data e divulguem mais essa iniciativa pioneira da Estomaterapia do Brasil”, destaca Vera.

A tradição da realização da Semana de Estomaterapia na mesma data dos congressos brasileiros será retomada em 2019. O XII Congresso Brasileiro de Estomaterapia será realizado em Foz do Iguaçu, entre os dias 27 e 30 de outubro de 2019.

 

 

Área do Associado