16 de Novembro – Dia Mundial de Prevenção da Lesão por Pressão

A Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências realiza em novembro a Campanha “Mude de Lado e Evite a Pressão”. A iniciativa, que ocorre desde 2013 em parceria com a National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) e a European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP), pretende estimular a conscientização sobre as lesões por pressão (LP), muito comuns em pessoas acamadas e impossibilitadas de mudar de posição. Estima-se que a prevalência das LP entre pacientes internados possa chegar a 40%, sendo na Terapia Intensiva a maior incidência.

 

Durante todo o mês, diversas iniciativas serão realizadas em hospitais, universidades e clínicas. Os eventos com apoio da Sobest estão na agenda, na página principal do nosso site.

A lesão por pressão é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e tem sido o foco de ações globais de prevenção. É uma ferida na pele causada pela interrupção da circulação sanguínea em um determinado local do corpo próximo de uma região óssea, aliada a uma pressão contínua nesta mesma região. Os pacientes acometidos sofrem alterações clínicas e danos funcionais, aumento da dor, risco de infecções graves também estão associadas, internações prolongadas e morbidade. 

Participe!

Área do Associado